sábado, 31 de janeiro de 2015

O valor da capoeira no Morro da Providência


A capoeira é uma mistura de luta, jogo e dança. Segundo a maioria dos estudiosos do assunto (historiadores, sociólogos, folcloristas, e capoeiristas), nasceu no Brasil a partir de danças e rituais dos negros africanos que eram trazidos para cá como mão de obra escrava. Naquela época a capoeira representava a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história. 
No final de 2014, a capoeira foi considerada pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Para nós capoeiras é uma honra, pois a nossa arte que já foi considerada crime pelo código penal de 1890 e considerada como uma prática violenta e subversiva, porém foi descriminalizada na década de 30 , mudou e ainda mudará a vida de muitos cidadãos em situação de risco social tanto na Providência, como no diversos lugares do Brasil e pelo mundo.
A capoeira Ventre Livre, trazida para o Morro da Providência a anos, representa o fortalecimento da cultura do morro e a busca da transformação e do incentivo aos jovens e crianças da comunidade.

Texto de Eron,
Contra mestre de capoeira.

Assistam o vídeo de uma roda realizada pela Capoeira Ventre Livre no alto do Morro da Providência.